Cerro dos Olivais a pioneira na produção de Azeites no Brasil

IMG_20160524_134124129

A incipiente olivicultura nacional dá seus primeiros passos. Ao longo desses 10 últimos anos  a “Cerro dos Olivais” liderou as iniciativas que estão tendo sequencia em muitas plantações no país. Foi a propriedade que  iniciou e foi a pioneira na produção de azeites no Brasil. Em março de 2008 começou produzindo o primeiro azeite de arbequina  do país. Em sequência nos anos 2010 produziu   os primeiros azeites da variedade koroneiki e arbosana e em 2012 produziu o primeiro azeite de picual do país.  As primeiras azeitonas de mesa da variedade manzanilla foram também produzidas nessa propriedade, no ano de 2010. O trabalho nessa propriedade  é o marco inicial de todo o novo movimento olívicola nacional.

IMG_20160524_134211944Hoje  existem muitas plantações no país e principalmente no Estado do RGS  e de Minas Gerais , com alguma coisa sendo plantada no Estado de São Paulo. Isso é um referencial que poderemos produzir azeites em nosso país.  Temos um longo caminho a percorrer  pois há necessidade de muito conhecimento e muito trabalho para ser feito . Precisamos aprender mais e melhor como funciona o segmento e como poderemos inserir  essa cultura na agricultura nacional.

Os azeites   produzidos na “Cerro dos Olivais” são azeites elaborados de forma técnica  e com um grande conhecimento de causa por parte de seus proprietários, devidos aos muitos cursos que os mesmos fizeram no exterior em paises como Espanha, Portugal e Argentina . A “Cerro” não mede esforços no sentido de fazer o melhor azeite possível e o que pode  ser tirado das variedades que estão em produção. Foi através desse experimento de sucesso que outros vieram atrás e hoje no país  as variedades introduzidas pela “Cerro dos Olivais” são as que  cobrem cerca de 95% da área ora em produção no país.

A “Cerro dos Olivais ”  ainda é a única propriedade que produz azeite de oliva da variedade picual  e a única propriedade que produz azeitona de mesa da variedade manzanilla.

É certo que não são grandes quantidades  desses produtos mas hoje são os melhores azeites do país  sem sombras de dúvidas.

One Response to Cerro dos Olivais a pioneira na produção de Azeites no Brasil

  1. admin disse:

    Entrar em contato pelo email guara.oliva@gmail.com ou pelo telefone 55 91598022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>