Azeitonas de mesa produzidas na “Cerro dos Olivais”- propriedade que iniciou a Nova Olivicultura no Brasil.

comida -bacalhau-jun-13 011A produção de azeitonas de mesa no Brasil não existe ainda.  A “Cerro dos Olivais” tem experimentos nesse sentido .  Tem produzido azeitonas de mesa das variedades picual , manzanilla e arbequina. São as primeiras produções de azeitona de mesa do Brasil. Essa produção começou em 2009   com as primeiras azeitonas da variedade manzanilla colhidas na propriedade. Em seguida houveram outras experiencias em 2010 com a variedade arbequina e em 2012 com a variedade picual.

No total já foram produzidos  mais de 1300 kg de azeitonas de mesa  das variedades citadas.  São azeitonas produzidas de forma artesanal , sem conservantes  e outros produtos químicos .  Esse trabalho todo demonstra , também, o potencial para o desenvolvimento da produção de azeitonas de mesa com um acréscimo diferente que é  o trabalho diferente, não industrial e o esmero e o cuidado em produzir um produto de qualidade  mantendo o que tem de melhor nesse segmento. que ora inicia.IMG_0763

A produção de azeitonas de mesa pode ser uma opção para os que querem se iniciar nesse segmento e também para os que já estão no mesmo. Esse tipo de produto pode ser produzido de forma artesanal e pode  ser uma opção de renda a muitas famílias que vivem no campo.  A “Cerro dos Olivais” como propriedade introdutora da olivicultura no RGS e uma das pioneiras no Brasil viu isso desde o primeiro momento quando iniciou suas atividades nessa área.

Há espaço para explorar  de forma racional algumas áreas de muitas propriedades não só no RGS como em muitos Estados do Brasil onde temos inverno com temperaturas que beirem aos OºC  e tenham uma quantidade de horas frio/ano compatível com a produção desse fruto.

Há um mercado interessante  para azeitona de mesa no Brasil . O país é o segundo maior importador desse produto no mundo e tem espaço para crescer. No entanto como em todo e qualquer segmento que se inicia  precisa-se de conhecimento sobre a cultura. Esse conhecimento está onde se trabalha com essa cultura há séculos , ou seja , paises como Espanha, Portugal, Turquia, Itália,Tunisia. Só para citar alguns.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>