Criação em Ijui-RGS do Primeiro Centro de Pesquisas do Brasil com a Utilização do Azeite de Oliva no Tratamento de Doenças

Foi criado na cidade de Ijui-RGS o 1º Centro de Pesquisas do Brasil que vai estudar e pesquisar a utilização do Azeite de Oliva no tratamento de doenças e enfermidades.Trata-se da primeira instituição do gênero no país. Esse Centro foi idealizado e será coordenado pela Médica Nefrologista Dra. Olvania Basso Oliveira, aluna do doutorado em Saúde da Universidade de Jaén-Espanha. Ele está sediado no Hospital de Caridade de Ijui , um hospital escola da Região Noroeste do Estado do RGS que é conveniado com a Associação Rio-Grandense de Olivicultores – ARGOS para trabalhos técnicos/científicos. A Universidade de Jaén de uma certa forma participará por ser também Entidade conveniada com a ARGOS.
Algumas pesquisas já estão em andamento. A equipe é composta de mais 04 médicos e 01 Nutricionista que trabalharam com a utilização de azeites produzidos no Brasil e escolhidos de produtores com reconhecimento em qualidade. A propriedade escolhida para fornecer os azeites para as pesquisas é a “Chácara Cerro dos Olivais” a pioneira e introdutora da olivicultura no RGS e uma das pioneiras n Brasil.
Ali são produzidos azeites extra virgem de qualidade,elaborado por expert em azeites de oliva virgem e serão esses azeites que farão parte da dieta dos pacientes que participarão das pesquisas médicas. O primeiro lote de azeites que serão ministrados aos pacientes já está com os mesmos. Trata-se de 40 litros de azeites entregues e que serão utilizados conforme as orientações da equipe e do interesse das pesquisas que já se iniciaram.